quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008



João Gonçalves grava primeiro DVD hoje no Teatro Municipal em CG
Ascom
João Gonçalves grava seu primeiro DVD no Teatro
O compositor e cantor João Gonçalves – mais de 800 musicas gravadas - entre elas o maior sucesso de Genival Lacerda, Severina Xique-xique- grava hoje à noite no Teatro Municipal de Campina Grande, o seu primeiro DVD “Ontem e Hoje” com a participação de artistas convidados. Entre eles, o próprio Genival, Amazan,Tom Oliveira, Biliu de Campina e uma neta do compositor que tem CD gravado. O projeto, orçado em 34 mil reais, é financiado pelo FIC, Lei Augusto dos Anjos, do Governo do Estado. O DVD de João Gonçalves vai ter depoimentos de pessoas caras ao compositor. O falecido radialista José Bezerra, que divulgou as primeiras músicas do compositor e para quem ele compôs a música do seu programa “Bom Dia Nordeste”, na Rádio Borborema, é lembrado.Campina de Outrora o abre. Depois vem Mariá, sucesso de Messias Holanda. Em seguida, “Severina Xique-xique”, o maior sucesso dele com Genival Lacerda (1975) com várias regravações. Tem ainda a Mate o Véio, também hit de Genival. O galeguim dos ói azu... João Gonçalves “estourou” nas paradas de sucesso (1976) com Pescaria em Boqueirão: “Êita lapa de minhoca / Êita que minhocão / Com uma minhoca dessa / Se pega até tubarão...”Trocadilho e trava-línguaO jornalista Xico Nóbrega afirma João Gonçalves ser mais que um compositor maior da música de “duplo sentido” de inspiração erótica. “Ele pode bem se enquadrar num estilo de MPB de origem nordestino com letras em trocadilho e trava-língua, à semelhança da cantoria de viola”. Confira a primorosa estrofe de Mariá seguinte:”Pra onde vai com essa trouxona danada, Mariá / Na cacimba só tem água pra beber / Pouca água deixa a roupa mal lavada, Mariá / Lavar roupa também tem o que aprender / Bota pouco pano nessa trouxa, Mariá / Nesse tempo não tem água pra gastar / Mas leve a colcha, eu preciso dessa colcha / Abre a trouxa, bote a colcha / E leve a colcha pra lavar”CensuradoNo LP Nordeste de Hoje, a censura federal pediu as cópias das músicas de João Gonçalves. Houve um equívoco do produtor que deixou de mandar exatamente a letra de O Cariri assim falava no “bode comendo acaba” (a ração) “Eles mandaram prenderem e queimaram 3.600 exemplares desse disco”, relembra João.João Gonçalves já tinha sido detido na Festa das Neves, em João Pessoa, por causa de Pescaria em Boqueirão. Essa música fora proibida aqui na Paraíba, em 1976. “Eu sem saber que a música tinha sido proibida, cantei na Festa das Neves. Chegou um policial federal lá e disse: -Assine aqui! Eu pensei que fosse um autógrafo, assinei tranqüilo. É que soube que era uma intimação”, recorda.

JOAÕ GONÇALVES LANÇA SEU PRIMEIRO DVD








João Gonçalves
Rei do Duplo Sentido
Uma carreira de 32 anos, doze discos de vinil, quatro CD's na praça e mais de mil músicas gravadas sintetizam um pouco da carreira artística do compositor e cantor, João Gonçalves - O rei do duplo sentido, que está lançando novo trabalho - Ontem e Hoje, produção independente, gravado no Art Studio, que reúne antigos sucessos e novas músicas
Ele já foi chamado "cantor do minhocão" por causa da grande repercussão, em nível nacional, da música "Pescaria em Boqueirão" e "rei do duplo sentido", uma referência às letras que compõe para os seus discos e para os forrozeiros que cantam suas músicas. No novo trabalho que está lançando "Ontem e Hoje" - o quarto CD de uma carreira de 32 anos somados aos doze discos de vinil, João Gonçalves, mantém a mesma linha, apimentando as letras no ritmo de forró. O CD tem 20 faixas, sendo cinco inéditas: "Eu tô p. da vida", "Carente de você", "Minha letra z", "Forró massa" e "Tá faltando tu".
As composições são do cantor e em parceria com José Moisés, Ajalmar Maia, Zezé Martins, Zé Bezerra, Messias Holanda, Adolfinho, Cerny Furtado e Genival Lacerda. Como o próprio nome do disco diz - Ontem e Hoje, reúne os sucessos do passado e as novas músicas, seguindo o mesmo estilo.
No ano passado, João Gonçalves lançou um disco também independente, mas chegou a passar quatro anos sem gravar nenhum trabalho, apesar de continuar compondo. Pois, antes mesmo de ser cantor, ele era compositor. A carreira começou em 1970, quando Joacir Batista, Messias Holanda, Genival Lacerda e Trio Nordestino despertaram para o grande talento do compositor. Nesta época, um dos grandes sucessos de Genival Lacerda - "Severina xique-xique", letra de João Gonçalves, estourou em todo o país, enfatizando a sua característica do duplo sentido.
Em 1976, João Gonçalves decidiu começar a cantar, mas manteve suas composições para o também "rei da muganga" - Genival Lacerda. Outros sucessos vieram nas músicas "Mate o véio" e "Galeguinha do zoi azú". Dominguinhos não ficou de fora e conseguiu gravar duas músicas que vieram a ter uma boa repercussão, como "Um lugar ao sol" e "A verdade dói". Amazan gravou "Picolé", Biliu de Campina fez sucesso com outras composições, o Trio Danado de Bom, que está lançando novo CD com 10 faixas de João Gonçalves e o forrozeiro Ton Oliveira, que no disco que está lançando, a música estourada nas rádios "Locadora de mulher" é de autoria de João Gonçalves.



FIC patrocina CD “João Gonçalves, ontem e hoje” - SNN Notícias ::......

FIC patrocina CD “João Gonçalves, ontem e hoje” - SNN Notícias ::......: "Após anos de trabalhos musicais e sucesso por todo o Brasil, o cantor e compositor campinense João Gonçalves terá sua carreira artística apresentada em um DVD com o titulo ‘João Gonçalves, Ontem e Hoje’. O projeto, que tem como patrocinador o Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), lei essa regulamentada pelo Decreto nº24. 993 de 09 de março de 2004, pelo Governador Cássio Cunha Lima, será apresentado dia 19 deste mês, no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 20h.
Ao reconhecer a importância da iniciativa do governo do estado, o artista contou que tudo começou em 2006. Seu parceiro e também cantor Edson Azevedo ficou responsável pela elaboração e encaminhamento do projeto, que teve a aprovação do FIC. A verba destinada à produção artística do DVD ficou orçada em R$ 34 mil.
“O Rei do Duplo Sentido”, como é carinhosamente conhecido João Gonçalves, durante 32 anos de carreira, compôs mais de mil músicas, distribuídas em doze vinis e 4 CDs. O projeto ‘João Gonçalves, Ontem e Hoje’ reúne antigos e novos sucessos com produção independente gravada pela Art Studio, do radialista Abílio José. Antes do show, serão exibidos depoimentos de pessoas que acompanharam de perto toda a trajetória do cantor a exemplo da colunista social Graziela Emerenciano que, segundo João, contribuiu muito para o crescimento de sua carreira."